quinta-feira, 10 de novembro de 2016

BRINQUEDOS DE MIRITI – RIQUEZA PARAENSE


        
    Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida.      
        Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia.
      A importância do brinquedo é a da exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior, utilizando e estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e a emocional. A criatividade pode ser estimulada com objetos simples onde a criança tem oportunidade de criar, inventar novas funções e utilidades desses objetos.
    Uma fonte alternativa de brinquedos sustentáveis são os Brinquedos de Miriti, uma fibra leve da palmeira também conhecida como Buriti e chamada de isopor da Amazônia, são fabricados há 200 anos no Pará. Nascidos da espetacular capacidade de adaptação do caboclo brasileiro à natureza que o circunda, os Brinquedos de Miriti são a expressão da sensibilidade e da representação ingênua do universo ribeirinho da região de Abaetetuba, cidade vizinha de Belém, distante hora e meia de carro e balsa, ou duas horas de barco, o transporte mais usado, talvez até pela calma e placidez que a floresta e os igarapés sugerem.
      A confecção dos brinquedos começa com a coleta dos talos (braços) da palmeira, no meio do mato, em Sirituba, um logradouro que se atinge de barco.
       O miriti escolhido é de preferência jovem. Da planta se colhe apenas os braços, onde estão as folhagens. Com isso, não é uma atividade predatória, e sim sustentável, uma vez que a árvore é mantida viva e crescendo. Para se obter a matéria prima dos brinquedos os braços do miriti são descascados e se aproveita apenas o miolo. As cascas que são bem flexíveis, depois de secas, transformam-se em cestos, paneiros, varetas de papagaios e pipas. O miolo, trabalhado com facões de mato, é alisado e transportado em feixes para os produtores dos brinquedos.
      Os artistas com ferramentas rústicas (normalmente facas e facões) esculpem e montam peças segundo suas referências pessoais. Alguns especializaram-se em barcos, outros em bonecos dançarinos, cobras, jacarés, madeireiros, pássaros, insetos perfeitos, vaquinhas, aviões, rádios de pilha, televisões. A escolha deste ou daquele motivo é parte da crônica individual de cada autor ou família de autores.
       Depois de prontas, com as partes coladas e secas, é aplicado o desenho base da pintura final feita por membros das famílias (homens, mulheres e crianças) que repetem em cada peça o padrão estabelecido. Os brinquedos são estocados e, à véspera do Círio de Nazaré, são levados para Belém, onde são expostos nas praças ou comercializados.





     
         Resultado de imagem para BRINQUEDOS DE MIRITI
 
        
      Ao contrário de outras formas de artesanato da região, como as réplicas de cerâmica marajoara ou tapajônica, cujas referências estão em achados arqueológicos expostos no Museu Emílio Goeldi, os Brinquedos de Miriti são uma manifestação artística espontânea e reflexo da criatividade dos produtores seja no uso de cores primárias e poucas misturas (azul, vermelho, amarelo, verde, preto), seja na forma utilizada que sempre reflete o universo caboclo, suas influências urbanas e afetivas.

  Resultado de imagem para BRINQUEDOS DE MIRITI

 
       Os Brinquedos de Miriti, são exclusivos e inéditos. Eram somente encontrados em Belém, no período do Círio de Nazaré. Hoje com o apoio do SEBRAE e do Governo do estado do Pará, que implantou o Programa de Capacitação, foi fundada a Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba, ASAMAB, que conta com mais de 100 integrantes.
     A possibilidade de renda e trabalho, despertou o interesse de gerações mais novas que se uniram e fundaram a Miritong, desenvolvendo novos produtos e novas atividades.
 

Resultado de imagem para brinquedos de miriti

Resultado de imagem para BRINQUEDOS DE MIRITI 


Fonte de Pesquisa: texto de Cleber Papa publicado no site da UOL, São Paulo Imagem Data; texto de Denise Ribeiro no site da Folha, Folhinha, de 10/12/2005.







Nenhum comentário:

Postar um comentário