terça-feira, 8 de novembro de 2016

PRETINHA D'ANGOLA


 
          Como o próprio nome sugere, a Pretinha D’Angola é uma dança de origem africana, sendo trazida pelos escravos nascidos em Angola, que se instalaram nas margens do Rio Tapajós, principalmente em Santarém (PA).
      Até o inicio do século, essa manifestação foi extremamente praticada. As escravas africanas e suas descendentes reuniam-se na praça matriz de Santarém, em frente à igreja, para mostrar sua animação. No entanto, depois da abolição da escravatura, esse hábito de dançar, em praça pública, a frenética coreografia que vinha de Angola foi deixando de ser tão frequente.

COREOGRAFIA


Resultado de imagem para PRETINHA D'ANGOLA

 

         A Pretinha D’Angola é dançada formando um círculo, em pares. Apenas mulheres participam dessa manifestação folclórica. Os movimentos seguem a orientação dos versos que vão sendo cantados pelos músicos durante a coreografia. Entre os temas cantados estão os trabalhos realizados pelos negros na senzala. Mas um dos temas mais ressaltados são as mágoas daquele período da história do Brasil, com humilhações e açoites aos negros que só eram esquecidos, momentaneamente, durante as festas populares que eles promoviam quando estavam reunidos longe dos olhos de seus senhores, nos raros momentos de descanso.
          Durante a execução da Pretinha D’Angola, as dançarinas se organizam em pares e vão trocando de lugar, posicionando-se de frente uma para a outra, dando voltas para ambos os lados, sempre agitando suas saias rodadas. 


INDUMENTÁRIA

         É usado um conjunto de saia e blusa brancos, com muitos adornos nos braços e pernas: pulseiras com contas coloridas e tornozeleiras. As cabeças são adornadas com arranjos de flores bem coloridos e chamativos. 


ACOMPANHAMENTO MUSICAL

            O acompanhamento musical é feito com instrumentos de pau, de corda e de sopro como: Curimbós, maracás, ganzáz, banjos, cacetes e flautas.

Fonte: amazoniainforma.blogspot.com

2 comentários:

  1. Isso me ajudou muito, pois eu nem sabia que existia um ritmo desse . Agora sabendo vou procurar saber mas ,pois, me entessei no assunto

    ResponderExcluir
  2. Muito importante não perder as raízes da dança

    ResponderExcluir