quinta-feira, 17 de novembro de 2016

ORIGEM E HISTÓRIA DO ATLETISMO NO MUNDO

 

ONDE TUDO COMEÇOU…

         

          O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos. É um esporte que vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas.

          Logo mais, na Ilha de Creta, na velha Grécia, eram realizados jogos periódicos que incluíam provas de velocidade, salto em distância, salto em altura e arremesso de objetos variados. Nos originários antigos jogos em Olímpia, os corredores usavam elmo e escudo. Nos primeiros jogos de que há registo efetuados na Grécia, em 776 a.c., existiu apenas uma prova, a corrida no estádio. A prova, chamada pelos gregos de "stadium", tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

          A forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada no início do século XIX, na Inglaterra. Foi de lá que muitas das modalidades existentes foram criadas. Em meados da década de 1860, as universidades de Oxford e Cambridge começaram a disputar entre si provas de atletismo.  Com estas competições foi que surgiu o primeiro campeonato britânico da história realizado no ano de 1866. Em 1868, quando os europeus já celebravam diversos campeonatos pelo continente, o atletismo atravessou o Oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos.

          A partir daí, o Atletismo cresceu e acabou se tornando o mais popular nos esportes individuais. Tanto que sua inclusão nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna (foto abaixo), realizado em Atenas, na Grécia, em 1896, foi inevitável.

          A categoria conquistou seu prestígio com o passar dos anos e precisamente em 1912, foi necessário criar uma organização, a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), com sede em Londres, por conta da magnitude que se tornou. Essa entidade é responsável até hoje pela regulamentação da modalidade a nível mundial. A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo - é responsável pelo esporte no País.

          Após a estreia nos Jogos Olímpicos, o atletismo nunca esteve fora das Olimpíadas. Atualmente, o esporte conta com mais de 25 categorias diferentes no programa do maior evento esportivo do mundo. A importância do esporte-base é sintetizada por uma frase que circula no meio olímpico: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele".

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
- LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
- LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. - Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
- LIVRO: O Guia dos Curiosos: esportes 3ª ed. Marcelo Duarte, Editora Panda Books.
- SITE: Confederação Brasileira de Atletismo -
http://www.cbat.org.br/
- SITE: Federação Internacional de Atletismo - http://www.iaaf.org/
- SITE: Confederação Sul-Americana de Atletismo - http://www.consudatle.org/
- SITE: Fundação Internacional de Atletismo - http://www.athleticfoundation.org/

 

CURIOSIDADES SOBRE O ATLETISMO

  • A corrida de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo no dia 31 de dezembro, foi criada em 1925, e era incialmente disputada apenas por brasileiros; porém tornou-se uma prova mundial e popularizou o esporte no país;

  • Várias universidades dos Estados Unidos ofereceram bolsas de estudos para o jovem Usain Bolt treinar em suas dependências. Ele recusou todas e resolveu treinar em Kingston, capital da Jamaica, seu país natal. Bolt foi o mais jovem corredor a ganhar um Campeonato Mundial Júnior. Aconteceu em 2002, quando ele tinha apenas 15 anos;

  • O jamaicano Usain Bolt também se tornou o primeiro corredor a bater os recordes de 100 metros, 200 metros e 4x100 metros nos mesmos Jogos Olímpicos. Aconteceu em Pequim, na China, em 2008. Um dia antes de completar 23 anos, em 2009, Bolt quebrou o recorde dos 200 metros mais uma vez. Com 19s19, o corredor se tornou o primeiro a ser campeão olímpico e mundial das provas de 100 e 200 metros. Mesmo assim, esnobou: "Não foi uma boa prova, mas foi veloz";

  • Dois grandes corredores já foram retratados em filmes premiados com o Oscar, maior honraria do cinema mundial. Esses filmes são: Carruagens de Fogo e Forrest Gump;

  • O cronômetro, instrumento fundamental para o atletismo, foi inventado no século XVIII pelo inglês John Harrison;

  • Um decatleta, num só dia, gasta 6.500 calorias, o equivalente a 15 pratos de macarrão;

  • Um fato histórico é que a Maratona feminina só estreou nos Jogos Olímpicos em 1984, em Los Angeles;

  • Um ponto importante sobre a prática do atletismo é que um estudo americano feito pelo Centro de Controle e Prevenções de Doenças mostrou que a prática da corrida faz bem aos ossos. Correr aumenta a densidade óssea em 5%.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-do-atletismo.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário