terça-feira, 8 de novembro de 2016

DANÇAS FOLCLÓRICAS DO PARÁ

        

         A dança e seus estilos é um tipo de conhecimento significativo para a formação humana e deve ser potencializada no sistema educacional, pois sendo considerado conteúdo da Educação Física, esta é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo, e permite a ampliação da aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, da qual deve comprometer-se com a transformação do contexto escolar. Com isso, a expressão artística na escola contribui para a liberdade, para a construção da autonomia e do conhecimento dos alunos.
          Neste sentido, o folclore, e especificamente as danças folclóricas representam um artefato cultural presente desde as civilizações mais remotas até os dias atuais, porém estão sendo substituídas pelas danças veiculadas pela mídia, sem contextualizações e reflexões a cerca de sua prática.

Resultado de imagem para danças folclóricas paraense 

            No Pará a música ecoa pelos quatros cantos do Estado. De norte a sul os ritmos vão ganhando novas cores e passos de acordo com a História de cada região. A gente dessa terra tem no sangue o gosto pela dança animada de rua ou pela sensualidade de ritmos "calientes", como o Lundu. Percorrendo o interior do Estado se ouve de longe a batida forte do carimbó ou o arrasta-pé do xote bragantino.

Resultado de imagem para danças folclóricas paraense


        As danças são espontâneas e tradicionais, não têm data certa para acontecer. Dependem mesmo é da vontade de se divertir e de manter vivo o nosso ritmo e a nossa cultura.
     Vamos por em prática essa cultura corporal em nossas aulas, galera?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário