A dança e seus estilos é um tipo de conhecimento significativo
para a formação humana e deve ser potencializada no sistema educacional, pois
sendo considerado conteúdo da Educação Física, esta é uma linguagem da arte que
expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo, e permite a ampliação
da aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, da qual
deve comprometer-se com a transformação do contexto escolar. Com isso, a
expressão artística na escola contribui para a liberdade, para a construção da
autonomia e do conhecimento dos alunos.
Neste
sentido, o folclore, e especificamente as danças folclóricas representam um
artefato cultural presente desde as civilizações mais remotas até os dias
atuais, porém estão sendo substituídas pelas danças veiculadas pela mídia, sem
contextualizações e reflexões a cerca de sua prática.
No Pará a
música ecoa pelos quatros cantos do Estado. De norte a sul os ritmos vão
ganhando novas cores e passos de acordo com a História de cada região. A gente
dessa terra tem no sangue o gosto pela dança animada de rua ou pela
sensualidade de ritmos "calientes", como o Lundu. Percorrendo o
interior do Estado se ouve de longe a batida forte do carimbó ou o arrasta-pé
do xote bragantino.
As danças
são espontâneas e tradicionais, não têm data certa para acontecer. Dependem
mesmo é da vontade de se divertir e de manter vivo o nosso ritmo e a nossa
cultura.
Vamos por em prática essa cultura corporal em nossas aulas, galera?!
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