terça-feira, 8 de novembro de 2016

SAMBA DE CACETE

               



          O Samba de Cacete originou-se no Município de Cametá, no estado do Pará, com o propósito de mostrar toda a sensualidade da região. Seu nome é devido ao Instrumento usado para dar marcação à música, os cacetes, dois pedaços de pau que são batidos no curimbó, cadenciando o ritmo.
      
No entanto, o Folclorista Manuel Valente, criador do Grupo de Danças Cametaoara, afirma que sua tradição está sendo desfigurada, pois, a dança é de extrema suavidade, alegria melancólica, sem rebolado, sem requebrado e sem umbiguinho de fora, pois, surgiu das cantigas tradicionais das comunidades remanescentes de quilombos, principalmente o Quilombo de Itapocu, na região de Cametá, que fala da tristeza de ser escravo.

INDUMENTÁRIA

         Tal como o Siriá, normalmente apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos. As mulheres usam belas blusas, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça. Já os homens, também descalços como as mulheres, vestem calças escuras ou brancas e camisas coloridas, com as pontas das fraldas amarradas na frente. 


COREOGRAFIA

         A dança se faz através da movimentação com volteios suaves, acelerando o ritmo, como no batuque africano, expressão corporal característica das danças negras. A musicalidade e a letra do Samba de Cacete exprimem a tristeza e a dor de ser escravo, que quando bebiam, aceleravam o ritmo e a tristeza se transformava em alegria, porém melancólica. 
        São os homens que normalmente tocam. As mulheres dançam e cantam. As mulheres dançam girando e vão se esquivando dos toques dos homens, que tentam alcançar seus pés descalços. 


INSTRUMENTOS MUSICAIS


         No Samba do Cacete são utilizados dois tambores grandes confeccionados pelos próprios quilombolas com troncos ocos de árvores e tendo em uma das extremidades um pedaço de couro amarrado com cipó. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário